O amor do Leleco

Cartas de amor, declarações e fotos, para a única mulher que amei na vida. Te Amo, Dani!!!

Eu sou:Leleco
Estou aqui: Rio de Janeiro, RJ, Brasil

sábado, outubro 13, 2007

Tropa de Elite

Vi o filme Tropa de Elite, e toda polêmica que causou é justificada em todas as cenas, pois mostra o que acontece nos bastidores da Polícia e das favelas. Mostra também toda podridão da Polícia Militar, e a rede de corrupção em todos os segmentos da instituição.

Antes de ver o filme, ouvi de algumas bocas na rua e na televisão dizendo que o tratamento dado pelo BOPE aos criminosos é cruel e desumano.

Ao ouvir essas coisas, pensei: qual o tipo de tratamento que recebemos dos bandidos? O que eles fazem quando estão com uma arma apontada para as nossas cabeças?

Só em ter uma arma apontada já mostra o que estes criminosos querem. Antigamente ouvia recomendações sobre não reagir a um assalto, mas essa recomendação não se aplica mais à atualidade. Estes criminosos estão cada vez mais violentos, e matam por qualquer motivo torpe. Quando não matam, agridem violentamente.

Vi o filme, e mantive minha opinião. Não existe outra forma de combater estes assassinos. Eles só entendem a linguagem da violência.

Concordo com os métodos de tortura do BOPE, pois só isso fará com que os bandidos entreguem os seus comparsas e que sejam esclarecidos os fatos. Não adianta levar para a delegacia e depois liberá-los por falta de provas. A verdade deve ser arrancada à todo custo.

Acordo ontem, e a primeira notícia que me deparo: Corregedoria da PM intima os diretores do filme Tropa de Elite para esclarecimentos sobre a participação de PM's na filmagem, e no treinamento dos atores.

Não bastasse isso, ainda estão investigando se o diretor usou recursos do estado pra produzir o filme. Ao invés disso, a PM deveria caçar, cassar e enjaular os "Bandidos de farda", que recolhem propina de bicheiros e traficantes, ainda vendem segurança em troca de favores.

A Polícia foi feita para proteger o cidadão, e não para proteger bandidos. Criminoso deve ser tratado como criminoso.

Mas o Governo Estadual não pode se eximir da culpa. Fiquei pasmo quando soube do salário do Policial do BOPE: míseros R$ 1.200(MIL E DUZENTOS REAIS).

Pode parecer muito para um Office-boy ou ajudante de pedreiro, sem desmerecer estas profissões, mas para um policial bem treinado o salário é ridículo. Eles se arriscam nas favelas para receber este salário de merda. Fico imaginando o quanto ganha um Policial Militar....

Vendo esta realidade salarial, eu penso numa situação:

Soldado Juvenal, policial militar, atuante nas proximidades da Linha Vermelha. Recebe um salário de aproximadamente R$ 800. Seu filho, doente, precisa de remédios caríssimos, que com toda certeza o governo não lhe ajuda como deveria. O que faz este PM, que mal consegue pagar a alimentação e moradia de sua família? Como ele faz para ajudar curar seu filho doente?

Talvez, se tivéssemos uma rede de hospitais públicos decentes, e programas sociais justos, este PM não haveria de se preocupar, pois nada faltaria a esta família. Mas vivemos no Brasil, onde nada funciona como deveria. Sua família, com este salário, não pode morar muito longe de uma favela, sendo alvo de ameaças, e o próprio policial fica com o trabalho comprometido.

Outro ponto do filme que gostei, foi no que tange aos usuários de drogas. O filme os mostra como deveria, ou seja, como financiadores do tráfico e da bandidagem. O bandido que nos ameaça com uma pistola na saída de um banco ou num roubo a um veículo, comprou esta pistola com o dinheiro vindo da venda de drogas.

Na minha opinião, quem compra droga, financia mesmo o tráfico, e deve ser tratado da mesma forma que o traficante.

Não há o que se falar em liberação da maconha e da cocaína num país onde o povo é carente de alimento e educação. A droga é ilícita, e mesmo assim destrói a vida de milhares de famílias. Imaginem se fosse liberada?

Não sei o que fazer para resolver o problema da violência, só sei que bandido deve ser tratado como bandido, e que cidadão de bem deve ser tratado como cidadão de bem, nada mais nada menos.

Intimar os diretores do filme à prestarem depoimentos nada mais é do que abuso de autoridade(autoridade?!), e total falta de bom senso. Parece até uma piada, e é....de muito mau gosto.


4 Comments:

Blogger Jôka P. said...

Vi Tropa de Elite em cópia pirata, alás era a cópia da cópia da cópia, então a qualidade era ruim, e apesar de ter gostado bastante não irei ver novamente no cinema.
O filme é muito bom - super bem fotografado, dirigido , cenografado e interpretado.
Concordo inteiramente com a idéia de que quem compra drogas financia a bandidagem, assim como quem compra tomates financia a agricultura, quem compra roupas financia a indústria da moda e por aí vai.
Bandido bom é bandido morto, as pessoas acham isso mas não dizem, querem dar uma de politicamente corretas. Tenho horror a isso.
Grande abraço e tenho a certeza de que logo terá resolvido os seus probleminhas de saúde.
Tudo de bom, já estava sentindo falta de seus posts e de suas visitas.
Gd abç, Leo !

2:48 PM  
Blogger Dani said...

Amor,
também adorei o filme. Acho que é a primeira vez que um filme brasileiro trata bandido como bandido e não como "vítimas do sistema". As vítimas somos nós, ora essa. Nós, cidadãos que cumprimos nossos deveres e que somos atacados pelos criminosos que os pessoal dos direitos humanos insiste em proteger.
Gostei do conceito do filme, e da forma como o tema foi abordado. O livro também é muito bom, mas me deixou com mais ojeriza ainda a esta polícia venal e corrupta que temos.

Beijão, Leo.

1:41 AM  
Blogger Mr. San said...

Mandou bem, Leleco. Um abraço e cuida direitinho da Dani, viu? :o)

5:45 PM  
Blogger Kristal said...

Leleco, você está com algum problema? Desistiu ou enjoou de seu blog? Estou muito preocupada com essa ausência!

11:39 PM  

Postar um comentário

<< Home