O amor do Leleco

Cartas de amor, declarações e fotos, para a única mulher que amei na vida. Te Amo, Dani!!!

Eu sou:Leleco
Estou aqui: Rio de Janeiro, RJ, Brasil

quinta-feira, janeiro 31, 2008

Carnaval das Igrejas e Religiões

Detesto carnaval e o desfile das escolas de samba. Mas acontece uma coisa que abomino mais do que o próprio carnaval, que é religião.

Todo ano acontece de uma agremiação citar em seu enredo e nos carros alegóricos eventos bíblicos ou fatos da história, e ter proibida a sua veiculação durante o desfile.

Já proibiram a exibição do Cristo Redentor, de Santos, entre outras coisas. Agora, a bola da vez foi um carro sobre o holocausto.

Os Judeus entraram na justiça e já conseguiram uma liminar para proibírem a exibição do carro na Sapucaí.

Ora, o que religião tem a ver com carnaval? Será que isso seria um desrespeito?

Bom, acho mais vergonhoso um rabino roubar gravatas, um padre molestar uma criança, ou uma dupla de "bispos" roubarem os fiéis, do que uma escola de samba falar sobre o holocausto no Carnaval.

O Holocausto foi um evento histórico. Acredito que a arte, em qualquer de suas vertentes, podem citá-la, sem ferir nenhuma religião. Isso não seria um desrespeito.

Mesmo que esteja programado uma aparição de um personagem no carro vestido de Hitler, isso não seria uma afronta, mas sim a tradução do que aconteceu. Isso é história.

5 Comments:

Blogger Jôka P. said...

Leleco, o meu avô era um judeu polonês casado com uma mestiça brasileira.
Fugiram da Alemanha, no começo da segunda guerra mundial com 2 filhos pequenos, meu pai e meu tio. Perderam tudo. TUDO. Largaram casa, amigos, esperanças e trabalho lá, pra fugirem da morte certa em um campo de concentração.
O resto de nossa família não conseguiu fugir e certamente morreu assassinado covardemente pelos nazistas.

Sou totalmente a favor da liberdade artística e óbviamente contra a censura - passei boa parte de minha juventude sob a ditadura dos generais.
Sei perfeitamente bem o que significa repressão.

Mas acho fora de questão colocarem uma montanha de cadáveres cenográficos em um carro alegórico.
Não é só por ser de péssimo gosto.
Não é só porque ofende os judeus, homessexuais, ciganos, socialistas e outras minorias que foram perseguidas e massacradas durante o nazismo.
Mas é principalmente porque o meu pai se sentiria consternado em ver essa maluquice medonha e deprimente no meio de um show de samba, bundas e alegria.

Até ontem eu não acreditava quando os meus pais me diziam que "Tudo tem um limite".
Agora estou vendo que, mais uma vez eles tinha razão.
As coisas, algumas vezes, infelizmente têm que ter um limite.

Abç, Leleco !

Jôka P.

8:39 PM  
Blogger Lucinéia, para o íntimos said...

Este comentário foi removido pelo autor.

3:11 PM  
Blogger Lucinéia, para o íntimos said...

Oi, Leleco!
Quanto tempo! Obrigada pelo comentário. E que legal ver esse vídeo dos Titãs, do tempo que eram bem novinhos.

Gostei do comentário do Jôka e entendo o posicionamento dele, mas acho que nao concordo.

Há um tempo atrás, publicaram aqui na Dinamarca umas charges sobre Maomé, e os muculmanos queriam que o jornal pedisse desculpas e tal, porque eles se sentiram ofendidíssimos com a brincadeira que fizeram com a figura do profeta. Acho que tu lembras disso, né? Eu achei as charges completamente sem graca, fora de propósito mesmo e de um mau gosto terrível. Acho que que é o mesmo caso para esses carros alegóricos aí. Não acho que deveriam ser proibidos, o melhor seria que as pessoas tivessem um pouco de bom gosto ou bom senso, sei lá. Eu acho isso tétrico, como que as pessoas podem pensar em dancar samba e cantar em cima dessa coisa? Mas em nome da liberdade de expressão, acho que essas alegorias não deveriam ser proibidas.

Abraco pra ti

3:13 PM  
Blogger Dani said...

No início, eu achei exagero fazerem isso, mas quando vi do que se tratava, achei por bem mesmo excluírem aquilo do Carnaval.
Coisa deprimente para uma festa tão alegre!
Ainda que a intenção fosse reproduzir um triste episódio da história mundial, foi de muito mau gosto a forma como o carnavalesco resolveu fazer isso.
Tamanha morbidez não combina mesmo com Carnaval. Aliás, acho que não combina com nada...

Beijos, amor!

1:25 AM  
Blogger Unknown said...

Leleco, pessoal...

Recriminar aparições ou não-aparições de tais fatos e acontecimentos dos carros alegóricos não é nenhum absurdo. Pesquisem, procurem se informar sobre o "Carnaval", antes mesmo de sair pra foliar. Procurem saber o que significa esta palavra C-A-R-N-A-V-A-L e de onde vem. TEnho certeza que depois de uma boa pesquisa, uma boa leitura da bíblia todos vão entender. Então vamos lá...

Resumidamente estarei a expressar alguns comentários sobre o CARNAVAL:

Explicação 1: Carnaval é uma festa que veio dos Colonizadores portugueses, onde havia uma grande folia, onde jogavam-se ovos, farinha, gesso um nos outros, os escravos eram soltos pra o festejo.

Explicação 2: Festa para glorificar, homenagear, os Deuses Ísis, Saturno e Dionísio.

Explicação 3: Do latim carneVale ou carrum navalis que faz a alusão ao que significa Adeus a carne. E outros já comentam que na verdade é a ausência de comer carne, por motivo da CARNE(corpo) já ter o prazer nessas festas.

Explicação 3: Celebração da morte de Cristo. Como Jesus Cristo ressuscitou ao 3o. dia, as pessoas estavam comemorando a sua morte. Não vou entrar em detalhes. Mas é um explicação ao se pensar, pois é antes da Quaresma.

Então pra que mostrar as dores, marcas, cicatrizes em uma alegoria carnavalesca sabendo que isso não é uma festa que Deus não aplaude?

Uma festa que celebra moste de Cristo, se aparecer Ele, o que seria? No mínimo, zombaria!!!

Agora puxem pela memória, e quem tem os CDs das Escolas de Samba parem para ouvir as melodias. Reparem que só é comentado de "Deuses" de algo não religioso, como Oxum, Ogan, Ogun, MAiê, Olodum, Orixá, Axé.... etc, etc, etc!!!!! Isso não é de Deus!!!! Parem para pensar!!!!

UM grande abraço pessoal. E põe na consciÊncia algumas destas informações. E fiquem com Deus!!!!

10:47 AM  

Postar um comentário

<< Home