O amor do Leleco

Cartas de amor, declarações e fotos, para a única mulher que amei na vida. Te Amo, Dani!!!

Eu sou:Leleco
Estou aqui: Rio de Janeiro, RJ, Brasil

domingo, março 12, 2006

O Rei do Rock (1ª Parte)

Nas primeiras horas do dia 8 de janeiro de 1935, mais precisamente às 4:00hs da madrugada, uma criança vinha ao mundo, porém morta. Era Jesse. Trinta e cinco minutos depois, nascia outro menino. Era Elvis Aaron Presley, e sobreviveu. Eram gêmeos idênticos. Nascia neste dia o homem que mudou completamente o rumo da história da música mundial. Nascia um mito.

Com apenas 1 ano de idade, no dia 5 de abril de 1936 a cidade onde morava, Tupelo, enfrentou um furacão devastador, sendo que sua casa não foi atingida por milagre. Mais de 200 pessoas morreram, e diversas Igrejas e Escolas foram destruídas. Elvis passou boa parte da infância cercado de ruínas.

Em 1945, Elvis foi inscrito pelo diretor da escola, no concurso de novos talentos da Feira Mississippi-Alabama, no dia das crianças. O diretor foi chamado para ouvir o menino cantar em classe, pela professora Sra. Grimes, que se emocionou ao ouvir o menino de 10 anos cantando "Old Shep". Elvis conseguiu o segundo prêmio, 5 dólares mais ingressos para todas diversões da Feira.

Elvis, no dia das crianças, pediu uma bicicleta aos pais, mas os pais não tinham dinheiro para comprar. O pai de Elvis então sugeriu um violão, que não era tão caro. O violão custava 12 dólares e 95 centavos na "Tupelo Hardware Company".

Elvis sempre ajudou a família nas despesas da casa, cortando a grama dos vizinhos após as aulas.

Elvis flertava com as garotas da Lauderdale Courts, entre elas Betty McMann e Billie Wardow. Ele adorava ir ao cine Suzore 2, onde assistia pelo menos um filme por semana. Adorava Tony Curtis e penteava seu cabelo à maneira do artista, e usava tanta brilhantina que seu cabelos louros pareciam escuros. Logo depois, Elvis foi trabalhar como lanterninha no cine Loew's, no centro da cidade, das 17 às 22 horas, mas ficou pouco tempo por lá. Ele disse que era porque estava atrapalhando seu estudos, enquanto que o dono do lugar disse que teve que mandá-lo embora, pois ele não trabalhava uma vez, já que ficava assistindo os filmes.

Nas festas, Elvis continuava a cantar, tocar seu violão ou o piano, pois era tímido demais para dançar com as garotas. Ele gostava de cantar com as luzes apagadas.

Ao completar 18 anos, ganhou um Lincoln 42 de seus pais, que pagaram 50 dólares pelo carro.

Elvis, ao se formar, provou que nunca mais esqueceria sua escola, fazendo doações constantes quando ficou famoso.

O seu sonho era ser cantor Gospel, e sem abandonar seus sonhos, foi procurar emprego.

Elvis se empregou, juntamente com seu primo Gene Smith, como operário da Precision Tool Co, mas logo em seguida ele já estava no escritório da Crown Eletyric Co, pleiteando uma vaga como motorista de entregas. Elvis conseguiu o emprego (ganhando 1 dólar por hora) graças a insistência da esposa do chefe (Sra Tipler). Ela insistiu no fato de Elvis ser muito educado mesmo se vestindo de forma "estranha". Os cabelos compridos, o colarinho levantado e as roupas coloridas provavelmente teria feito o dono da companhia ter colocado o rapaz para fora imediatamente. Elvis estava estudando para ser eletricista.

Em 1953, naquele verão, tarde de um sábado, intervalo de almoço, Elvis estacionou a camionete, decidido a gastar seus 4 dólares, e procurou uma pequena firma que realizava gravações. Marion Keisker, comunicativa e eficiente secretária nos seus trinta e poucos anos, desdobrava-se para atender ao acúmulo de interessados esperando para gravar. O chefe não estava no momento. Ela ergueu os olhos para aquele tipo estranho segurando um surrado violão. Rapaz magro, alto (1,80m), feições agradáveis de garoto mimado, cabelos compridos e costeletas, severos olhos azuis, enfiado em roupas extravagantes. A secretária interessou-se em iniciar uma conversa com o garoto:

-Você é cantor?
-Sou
-Que tipo de cantor?
-Eu canto qualquer tipo de música
-Quem você imita?
-Eu não imito ninguém
-Hillbilly?
-Sim, canto Hillbilly
-Quem você imita no Hillbilly?
-Não imito ninguém


Elvis gravou "My happiness" e "That's when your heratache begins". Quando o chefe da firma ouviu a gravação reconheceu o talento do garoto, mas pediu para a secretária guardar seu nome e endereço, sem muita convicção. A secretária arquivou em um pedaço de papel: ELVIS PRESLEY: Bom cantor de baladas.

Nos próximos posts vou continuar a saga do Rei do Rock. Vou escrever sobre todas as fases do Rei. Não preciso nem dizer que Elvis Presley, para mim, foi o maior artista que pisou na nossa Terra. Venceu com seus méritos e com seu carisma, humildade e humanidade. Sua obra é vasta, com canções animadas, românticas e até mesmo gospel. Além de brilhar nos palcos, brilhou nas telonas. Mas isso já é um capítulo à parte.

2 Comments:

Blogger Dani said...

Interessante esta primeira parte... eu não sabia que Elvis era gêmeo com outro... e muito menos que o irmão havia nascido morto.

Vou continuar acompanhando a história, viu? Estarei aguardando os "próximos capítulos". :-)

Mil beijos, meu amor.

9:27 PM  
Blogger Jôka P. said...

Então o cara era louro e pintava os cabelos de preto, é?
Eu nunca gostei muito dele, confesso. Nem da música, nem dos filmes e nem do look.
Tinha implicância com o exagero de cafonice americana dele.
Os americanos cultuam esses pop-stars auto destrutivos e que tiveram finaais decadentes e trágicos. Gosto mais dos artistas plásticos americanos, como Andy Warhol e Roy Lichenstein.
Seu post esá genial, eu que nunca leio textos grandes,li tudinho.
Parabéns pra você e pro seu bairro carioca super querido e bacana, a Vila Isabel, terra de Noel e do genial Martinho.
Quem sabe um dia, um post sobre esses dois caras espetaculares ?
Abç!
JÔKA P.
:D

12:45 PM  

Postar um comentário

<< Home