O amor do Leleco

Cartas de amor, declarações e fotos, para a única mulher que amei na vida. Te Amo, Dani!!!

Eu sou:Leleco
Estou aqui: Rio de Janeiro, RJ, Brasil

segunda-feira, março 13, 2006

O Rei do Rock (2ª Parte)

Continuando com a história de Elvis Presley, podemos perceber que a gravação que este fez na pequena firma, a Sun Records, abriu suas portas para a música. Os anos eram 1954 e 1955.

Sam Philips, dono da firma, queria um cantor negro para cantar a música "Without You". Mas não conseguiu de jeito nenhum encontrar este cantor negro. A secretária, Marion, sugeriu então aquele garoto de costeletas. O Chefe mandou chamá-lo, e enquanto ela ainda estava com o aparelho de telefone no ouvido, esperando chamarem Elvis, o próprio entrou como um louco no estúdio, completamente sem fôlego.


Sam, fez Elvis ouvir a música atentamente, mas desanimou quando ele tentou cantá-la. Ficaram mais de 3 horas cantando, e Sam observava algo no rapaz que o fascinava, não sabendo no entanto o que era.

Elvis, pediu à Sam uma ajuda para conseguir músicos, e este indicou o guitarrista Scotty, o baixista Bill Black e o cantor Johnny Burnette.

A mãe de Elvis foi buscá-lo no cinema quando Scotty ligou e na tarde seguinte Elvis apareceu na casa de Scotty. Este ficou surpreso ao ver o rapaz entrando com uma camisa rosa bem folgada, sapatos brancos e uma velha guitarra nas mãos. Bill Black passou para dar uma olhada no cara. Sam Philips incentivou outros encontros entre eles.

Num dos encontros do grupo, em um intervalo entre as músicas, Elvis cantou um trecho de "That's all right mama". Sam finalmente encontrara o que vinha procurando.

O Grupo se preparava para um show, mas tinham medo de serem expulsos da cidade por causa do disco que estava para ser lançado, uma vez que ninguém aceitaria uma mistura melódica branca com negra.

Um disc-jockey local colocou para tocar na rádio as músicas, e não foi surpresa o sucesso, que foi tanto, que o disc-jockey queria ume entrevista no ar na mesma noite. Elvis, nervoso, refugiara-se num cinema local, e tímido jeito que era, tinha medo de entrevistas. Mas mesmo assim compareceu à entrevista, e conversou informalmente com o disc-jockey, sem saber que toda conversa estava indo ao ar ao vivo.

Foram diversos shows com esta banda, e a partir desse momento, Elvis não precisaria correr atrás de empresários, pois eles corriam atrás dele.


Gravações e shows continuavam. O Lincoln 51 foi destruído em uma das viagens, quando Bill entrou debaixo de um caminhão no Arkansas. Bob Neal, seu empresário até então, emprestou dinheiro para que Elvis comprasse um Cadilac usado, mas este pegou fogo também nas estradas do Arkansas. Elvis comprou outro Cadilac com o dinheiro do seguro, pintando-o de rosa e preto, além de um Ford rosa e branco para seus pais.

Os pais de Elvis foram assistir seu show em Jacksonville FL (no Gator Bowl). Após sua apresentação Elvis brinca com a platéia (14 mil pessoas) que verá as garotas nos bastidores. Em seguida milhares de garotas invadiram o palco tentando chegar perto dele e inclusive arrancando um de seus sapatos. Seu Cadilac foi riscado com nomes femininos.

Com tantos shows, e um aumento de cachê, possobilitou que Elvis compresse uma pequena casa para os pais, e pedir ao pai (38 anos) que parasse de trabalhar.

Thomas Andrew Parker, mais conhecido como Coronel Parker, o procurou e aconselhou-o a trocar de gravadora, passando da Sun Records, para RCA, gravadora em que permaneceu até morrer. O Coronel passou a empresariar o Rei do Rock.

No próximo post continuarei do ponto em que parei, falando do seu início na RCA, dos shows, das músicas e dos filmes. A música ao fundo é uma música gospel gravada por Elvis. É uma entre tantas outra bonitas gravadas por ele.
Aqui embaixo está a letra original e a tradução.

If I Can Dream

There must be lights burning brighter somewhere
Got to be birds flying higher in a sky more blue
If I can dream of a better land
Where all my brothers walk hand in hand
Tell me why, oh why, oh why can't my dream come true

There must be peace and understanding sometime
Strong winds of promise that will blow away
The doubt and fear
If I can dream of a warmer sun
Where hope keeps shining on everyone
Tell me why, oh why, oh why won't that sun appear

We're lost in a cloud
With too much rain
We're trapped in a world
That's troubled with pain
But as long as a man
Has the strength to dream
He can redeem his soul and fly

Deep in my heart there's a trembling question
Still I am sure that the answer gonna come somehow
Out there in the dark, there's a beckoning candle
And while I can think, while I can talk
While I can stand, while I can walk
While I can dream, please let my dream
Come true, right now
Let it come true right now
Oh yeah


Se eu puder sonhar

Deve haver luzes mais brilhantes em algum lugar,
Tem que haver pássaros voando mais alto no céu mais azul.
Se eu posso sonhar com uma terra melhor,
Onde todos os meus irmãos caminham de mãos dadas,
diga-me: por que meu sonho não pode se realizar.

Deve haver paz e compreensão muito breve,
Ventos fortes que motivam a esperança
De empurrar para longe a dúvida e o medo.
Se eu posso sonhar com um sol mais brilhante
Que ilumine a esperança sobre todo o mundo,
Diga-me: acaso não é usual que o sol apareça?

Estamos perdidos numa nuvem espessa de chuva,
Estamos presos num mundo perturbado pela dor.
Mas enquanto um homem tiver forças para sonhar,
Ele pode libertar sua alma e voar.

No fundo do meu coração há uma pergunta ansiosa
Mas estou certo que a resposta virá de alguma forma
Lá fora no escuro há uma vela acenando
E enquanto eu puder pensar, enquanto eu puder falar
Enquanto eu puder ficar em pé, enquanto eu pude andar,
Enquanto eu puder sonhar, por favor
Deixem meu sonho se tornar realidade.


4 Comments:

Blogger Dani said...

Elvis foi um impressionante caso de um talento reconhecido (e bem remunerado) logo nos primeiros anos de sua juventude, o que possibilitou um estrondoso sucesso e, conseqüentemente, um desequilíbrio emocional - possivelmente em decorrência deste sucesso meteórico, quase instantâneo.
Ele pode ser rotulado de louco, cafona, viciado. Ainda assim, mesmo depois de morto, continua atraindo fãs e imitadores no mundo inteiro.
Realmente impressionante.

Mil beijos, meu amor! :-)

6:04 PM  
Blogger Jôka P. said...

Leleco,
informação, cultura e rock n´roll.

:)
abç!

7:03 PM  
Blogger Liliane de Paula said...

Tenho e li uma biografia de Elvis e fiquei encantada. Não tinha como não ficar.
Liliane

7:29 PM  
Blogger Jôka P. said...

Yé Yé Yé !
Bom fim de semana !
:D

1:16 PM  

Postar um comentário

<< Home