O amor do Leleco

Cartas de amor, declarações e fotos, para a única mulher que amei na vida. Te Amo, Dani!!!

Eu sou:Leleco
Estou aqui: Rio de Janeiro, RJ, Brasil

segunda-feira, junho 19, 2006

Imprensa bairrista

Será que só eu estou vendo o que está por trás das críticas ao Ronaldo?

Hoje pude ver a opinião da torcida mineira, dizendo que o Fred deveria ser o titular. Os Paulistas querem Robinho. O engraçado é que os cariocas não são bairristas, querendo sempre o melhor para a seleção.

Minha opinião sobre esta polêmica da escalação do ataque também é polêmica. Muitos dizem que Ronaldo prende demais o time, mas na verdade, o problema está na escalação de Ronaldo e Adriano juntos.

O ataque formado por Ronaldo e Adriano não tem como funcionar sem a aproximação do Ronaldinho Gaúcho no ataque, ficando, em consequência dessa ausência, isolados, restritos à jogadas individuais. Esse ataque só funcionaria de os dois estivessem no auge da forma física, o que não é o caso.

Acho que a imprensa está mais preocupada com os quilos a mais e com a namorada do Ronaldo, do que com o seu futebol. É muita pressão. Não entendem que ele estava parado à 2 meses recuperando-se de uma lesão na perna. Agora está readquirindo ritmo de jogo, e já nos próximos jogos, aposto que jogará melhor.

Meu ataque titular seria Ronaldo e Robinho, já que atuam juntos no Real Madrid e estão entrosados.

Vamos supor que o Robinho seja escalado de início no lugar do Ronaldo. Aos 30 minutos do segundo tempo, jogo empatado. Será que o Ronaldo faria alguma diferença se entrasse?

Acho que não. Robinho funciona melhor como opção no segundo tempo, quando os defensores adversários estão bem cansados. Se Robinho fosse titular, essa opção de colocar um jogador descansado para jogar em velocidade no segundo tempo, iria sumir.

Na minha opinião, o time seria formado assim: Dida, Cicinho, Lúcio, Juan e Roberto Carlos; Emerson, Zé Roberto, Juninho Pernambucano e Kaká; Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho.

Na verdade, acredito que o Júlio Cesar é mais goleiro que o Dida. Mas pelo menos titular do Parreira é bem mais experiente, e não tem comprometido na Copa, com exceção de um lance ontem. Rogério Ceni é um ótimo batedor de faltas, talvez até um dos melhores batedores de falta do mundo. Mas como goleiro, é somente bom.

Roberto Carlos está muito mal, mas como não é atacante, ninguém repara muito nessa deficiência. É até omisso do jogo. Cafu, na minha oponião só tem duas virtudes: persistência e responsabilidade, já que não se omite do jogo em nenhum momento. Cruzar e chutar, que é bom, não sabe fazer muito.

Lúcio é um zagueiro estabanado. Mas sua garra contagia o time. Ele encara todo jogo como uma final. Seu companheiro de zaga, Juan, é seguro e altamente técnico. Tem ótimo tempo de bola, e sabe sair jogando muito bem.

O Emerson e o Zé Roberto estão muito bem na marcação. São jogadores que não aparecem para o público, mas que sem eles, a seleção ficaria totalmente desguarnecida em sua defesa.

Kaká assumiu o toque de classe da seleção, e só acho que está sendo sobrecarregado na armação das jogadas porque o seu companheiro de meio campo, Ronaldinho Gaúcho, não tem jogado rigorosamente nada. Acho que o xará do Fenômeno tem que brilhar logo, senão, ficará estigmatizado como malabarista da bola, uma espécie de Denílson, que dribla para lá e para cá e não faz nada de produtivo. Ronaldinho Gaúcho tem técnica de sobra para brilhar, mas a verdade é que ele nunca jogou bem na Seleção Brasileira. Sobre o Juninho Pernambucano, posso dizer que ele foi contratado pelo Lyon em 2000. O Time nunca tinha conquistado um Campeonato Francês, sequer. Desde que ele foi contratado, o Lyon ganhou todos os campeonatos Franceses que disputou, 6 títulos, no total .

O ataque da seleção foi muito bem escolhido. Fred é um rapaz de muito presente e futuro. Robinho não tem vergonha de driblar, pedalar, chutar e até mesmo de errar. É incrível, mas ele joga na seleção sem nenhum peso. Parece até que está jogando uma pelada de várzea, de tanta naturalidade que joga. O Adriano é um jogador de força. Pode não estar passando por uma boa fase, mas tem muito potencial.

Ronaldo Fenômeno é um capítulo à parte. Acho que a Seleção depende dele mais do que muitos possam imaginar. Quando ele brilha, é sinônimo de vitória. Não é à toa que os seus companheiros de seleção o chama de presidente. O povo brasileiro tem memória curta. Esquecem que ele foi o artilheiro da última Copa do Mundo, com 8 gols em 7 jogos. Acho que ainda brilhará nessa Copa do Mundo.

Sobre o Parreira, acredito que esteja comandando com total sabedoria esse grupo de jogadores. Muitos o chama de temioso, mas foi com essa teimosia que ganhou a Copa de 94, com um elenco bem mais fraco do atual.

Será que preciso falar do Velho Lobo Zagallo? Ele é sinônimo de Seleção Brasileira. Lembro que o atual técnico da Austrália, Guus Hiddink, comandou a seleção Coreana na Copa do Mundo de 2002, e conquistou a 4ª colocação. Homenagearam-o com uma estátua. Que homenagens fizeram ao Zagallo pelos 4 títulos de Copa do Mundo, fora o Vice- campeonato em 98? Não lembro de nenhuma grande homenagem. Só espero que o homenageiem antes de morrer, pois é uma lenda viva, que devemos homenagear sempre. Todos o engolem com o maior prazer.

Finalizando, acho que o time tem muito a melhorar, mas não está jogando tão mal assim. A Argentina goleu? goleu sim, mas goleou uma seleção que não ofereceu a mínima resistência, que estava baqueada politicamente em virtude de mais uma separação de países, e com jogadores brigados. Já o Brasil, jogou contra duas seleções que apenas se defenderam. Aposto que o Brasil pode dar uma goleada no Japão, já que os Nipônicos vão jogar para frente em busca da vitória, o que pode dar muito espaço para a Seleção jogar.

Tenho fé na Seleção, e principalmente no Ronaldo Fenômeno, que ao contrário do seu xará Gaúcho, sempre foi essencial para o time.

3 Comments:

Blogger Jôka P. said...

Caramba, Leleco, não sei nem o que é um mero escanteio. Mal sei o que possa vir a ser um reles penalti.
Mas já vi que quando eu tiver qualquer dúvida sobre táticas complicadíssimas e escalações de futebol, posso perguntar para você.
Pra entender desse esporte, you're THE BEST MAN !
Abç !
:)

4:59 PM  
Blogger Luci said...

Leleco, eu não entendo e muito menos conheço todos os jogadores, mas o que eu e milhões de torcedores, esperamos da seleção é ver um espetáculo! nem mais nem menos! concordo q o Ronaldo não é o Fenômeno por obra do acaso - o cara tem talento e sabe usá-lo (Garrincha tinha talento, mas...). Mas o que eu não entendo é que os caras ganham um fábula pra jogar futebol e não jogam! tá certo isto? eles não fazem outra coisa na vida e então tem obrigação de fazer bem feito! tá e aí vc. e diz que quem escala o time é o técnico... e quem escala o técnico?
tem alguma coisa errada aí, né não?!
mas, eu choro qdo vejo os jogadores cantando (alguns meia-boca!)o Hino! choro mesmo! acho a parte mais linda, melhor que gol!
bjs!
ps: eu demoro, mas qdo apareço falo pelas juntas...rs!

7:30 PM  
Blogger Jôka P. said...

Qual é o Ronnaldo fenômeno ?
O gordo barrigudo ou o dentuço com cara de doméstica feia de assustar criancinhas ?
abç!
JôkaP.

4:13 PM  

Postar um comentário

<< Home