O amor do Leleco

Cartas de amor, declarações e fotos, para a única mulher que amei na vida. Te Amo, Dani!!!

Eu sou:Leleco
Estou aqui: Rio de Janeiro, RJ, Brasil

quinta-feira, maio 04, 2006

O Rei do Baú - Parte Final

Com a aquisição dos canais em São Paulo e no Rio, surgiu em 1981 o SBT. Nesse meio tampo, conheceu Íris Pássaro, funcionária do Baú da Felicidade, e acabou se apaixonando e casando-se com ela. O Casal teve 4 filhas: Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata. Certa vez, num programa que apresentava, disse: "Me satisfaço com ela, sou feliz com minha família. Não tenho necessidade de mais nada". Nem parecia mais aquele garoto que perdeu a virgindade aos 14 anos com uma prostituta francesa.


O começo do SBT foi de vacas magras. Tinha de cumprir 12 horas de programação, de acordo com os termos da concessão. A programação era à base de enlatados, novelas mexicanas e produções baratas.

Os programas eram: "Moacir franco Show", "O homem do sapato branco", "Feira do riso", "Almoço com as estrelas", "Raul Gil" e o "Bozo". Logo surgiu "O Povo na TV", com Wilton Franco, que relatava casos policias com estardalhaço.

Como as novelas e séries mexicanas eram mais baratas, comprou e passou em seu canal "Os Ricos Também choram".

Mas o programa que mais obteve sucesso, e que perdura até hoje com grande sucesso é "Chaves". Ninguém poderia imaginar que um programa com cenários pobres, com adultos vestidos de crianças fosse fazer um enorme sucesso. Para se ter uma idéia, este é um dos únicos programas que fez com que a Globo mudasse algumas atrações de horário. Quando passou no mesmo horário do "Jornal Nacional", chegou a ganhar na audiência. Segundo funcionários da Globo, este é um coringa que o SBT tem para brigar em audiência.

Em 1987, muitas pessoas devem se lembrar que o Sílvio Santos ficou rouco, e se submeteu a uma cirurgia para retirada de um tumor na pálpebra esquerda. Esse era o motivo de ficar rouco, já que forçava demais os músculos do pescoço.


Foi nessa época que o PFL tentou convencer o homem do Baú a entrar na política. Sílvio queria ser um político diferente, pois nem gostava de fazer campanhas. À época, argumentou que não teria problemas para suportar as pressões. Citou até uma reportagem da revista "Contigo" que insinuou que ele e Gugu eram amantes. Sílvio respondeu brincando: "O Gugu não faz o meu tipo".

Em 1989 quase se candidatou à Presidência da República pelo PMB, mas teve seu registro não aprovado por questões burocráticas. Segundo pesquisas na época, ele disputaria com chances a presidência.

Em seguida, teve diversas brigas com a mulher. Uma assessora da cantora Sula Miranda, que tinha um programa no SBT, chegou a espalhar um boato que a Sula teria um caso com o Sílvio. Mas isso era apenas um boato. Sílvio acabou com o programa, e demitiu a assessora de Sula.

Sílvio começou a incomodar a Globo na audiência, e não demorou muito para conseguir o segundo lugar em audiência. Na época que a Globo passou "Roque Santeiro", mas Sílvio não se fazia de rogado, e anunciava: "Logo depois de Roque Santeiro, da TV Globo, não deixem de acompanhar a minissérie Pássaros Feridos, aqui no SBT".


Foi um golpe de mestre, pois depois da novela da Globo, o SBT atingiu 47% da audiência, contra 27% da Globo. A Rede Globo, como contra ataque, começou a esticar os capítulos da novela, mas o SBT esperava a Globo terminar a novela, para então apresentar "Pássaros Feridos". O Sucesso de público manteve-se. Sílvio ainda falava no ar: "É um filme muito bom, que eu assisti várias vezes. É a história de um padre que se apaixona. Mas podem ver a novela. Esse filme só vai começar depois que a novela acabar".

Quando Sílvio não tinha visto o filme, falava que a filha ou a mulher viu e que recomendava.

Sílvio, com a contratação da Hebe Camargo, do Carlos Alberto de Nóbrega e do Jô Soares, qualificou mais seus programas.

Nos domingos, Sílvio era o Rei. Dominou, e ainda domina os palcos como ninguém. Somente perdeu a liderança aos domingos recentemente, com a gradativa passagem dos programas ao Gugu. Mesmo assim, os programas que apresenta até hoje, são um sucesso.

Carlos Alberto da Nóbrega é grato pela generosidade de Sílvio Santos. No ano de 1975, o seu Pai, Manoel da Nóbrega foi a falência, quase perdendo tudo que tinha. Sílvio assumiu a dívida, e ficou com os bens de Nóbrega. Um certo dia, Nóbrega pensara que perdera tudo que tinha, mas recebeu a escritura de 5 imóveis, justamente todos os bens que Sílvio tinha assumido, e que devolveu assim que pagou as dívidas. Sílvio viajou em seguida para evitar o telefonema de agradecimento de Nóbrega.

Sílvio Santos, hoje, possui 34 empresas. Seu faturamento anual é de R$ 1,5 bilhão. Seu salário anual do Baú é de 55 milhões de reais. Segundo a Receita Federal, seu patrimônio em 1999 era de 879 milhões de reais. Com essa fortuna, Sílvio é a pessoa física que mais paga Imposto de Renda, uns R$ 15.000.000,00. O SBT, nesse tempo de existência, se expandiu constantemente.

Quem é Sílvio Santos? Eu responderia que é impossível descrever em palavras o que ele representa para os milhões de brasileiros e para a televisão brasileira. Acho que é um exemplo de dignidade e de perseverança, pois conquistou tudo com muito trabalho. Nunca se ouviu falar algo dele manchasse sua imagem. Além disso, é um empresário fora de série. Começou como camelô, e hoje é um dos empresários que mais faturam no país. Como apresentador é um sucesso. Venceu pelo carisma e dedicação. Segundo os participantes dos programas que ele apresenta, ele fica nos bastidores conversando com todos, distribuindo sorrisos, simpatia, e ouvindo a história dos participantes. Soube cativar o público com sua simpatia e alegria.

Sua vida se confunde com a da televisão brasileira, e com a vida de milhões de brasileiros. Ele é adorado por senhoras, que acompanharam todos os programas do homem do Baú.

Acabo minha homenagem ao grande Sílvio Santos, com algumas frases, expressões e curiosidades.

Frases:

  • "Pobre é o melhor pagador do mundo. É humilde, é correto!"
  • "Eu construí tudo que tenho aprendendo a sobreviver na rua e no pára-quedismo."
  • "O Brasil é um país novo, em que um camelô, com sorte e talento, pode subir muito."

Quem nunca ouviu as seguintes expressões:

  • A...Ai!
  • Vem pra cá! Sai pra lá!
  • Ih....fora!
  • Eu não vi, minha filha viu!
  • "Vem cá, vem cá, Ah! Quem quer dinheiro?
  • Ra..rai...ri..ri, Três aviõezinhos para o auditório!
  • Má..Má..Roque!
  • É namoro ou amizade?
  • É com você Lombardi!
  • Mas Francamente!
  • É solteiro, casado ou tico-tico no fubá?

Algumas curiosidades a respeito do Rei do Baú:

  • Sílvio tem 1.81m e 82kg. Acorda todo dia às 6 da manhã, e faz 1 hora de esteira, 30 flexões de braço e 60 de joelho;
  • Já apresentou mais de 85 programas, entre eles: Programa Sílvio Santos: Vamos Brincar de Forca, Música e Alegria, Pra Ganhar é Só Rodar, Sim ou Não, Roletrando, Festival da Casa Própria, Namoro na TV, Show de Calouros, Domingo no Parque, Qual é a Música?, Arrisca Tudo, O Preço Certo, Show de Prêmios, Porta da Esperança, Em Nome do Amor, Topa Tudo por Dinheiro, Tentação e Show do Milhão;
  • Se Sílvio Santos concorresse à Presidência em 1989, seria o primeiro colocado, com 28% dos votos, entre 13 concorrentes;
  • Sílvio Santos é uma das personalidades mais imitadas no país;
  • Gravou uns 20 discos, além de 7 histórias infantis em 1974, relançadas em 2002.

4 Comments:

Blogger Jôka P. said...

Leleco, o SS gravou tantos discos, é?
Lembro de uma marchinha dele, assim:
"A pipa do vovô não sobe mais..."
Lembra ?
Essa sua mini-série foi tão legal que deu pena de chegar ao fim.
Clap-clap-clap !
Quem quer dinheirooooo ????
Vem você pra cá !
Vai você pra lá !!
Rá-ráááiiii !!!
:D

6:15 PM  
Blogger Jôka P. said...

Agora rolam muitos concursinhos de blogs, né ?
Que saco !

6:16 PM  
Blogger Dani said...

Leo,
gostei muito da série sobre o Sílvio. O que me surpreende nele é a vitalidade: ele não muda! Sempre a mesma cara de boneco, sempre a mesma disposição! Sílvio atravessa gerações!

Muitos beijos!!! :-)

10:01 PM  
Blogger Jôka P. said...

Muito legal a mensagem perfeita anti-drogas e anti-chico que deixou na Av.Copacabana !!!

Parabéns por não ficar batendo palmas pra maluco dançar.
é dos meus.

Conte SEMPRE comigo, Leleco.

Grande abraço.
Jôka P.

1:17 AM  

Postar um comentário

<< Home