O amor do Leleco

Cartas de amor, declarações e fotos, para a única mulher que amei na vida. Te Amo, Dani!!!

Eu sou:Leleco
Estou aqui: Rio de Janeiro, RJ, Brasil

quinta-feira, abril 20, 2006

É uma brasa, mora!

É difícil falar sobre a história da Música Popular Brasileira sem citar o Rei Roberto Carlos. Há quem goste ou não deste carismático cantor, mas todos o respeitam. Ontem, dia 19 de abril, o nosso Rei completou 65 anos de idade. E aqui vou procurar contar um pouco da grandiosa história de um menino humilde, nascido em Cachoeiro de Itapemirim, que arrebanhou milhões pelo Brasil, e porque não dizer, do mundo.

Filho caçula de Robertino e Laura Braga, Roberto Carlos sempre foi um apaixonado por música. Ainda menino, passava horas ouvindo rádio, e aprendendo violão e piano, imitando seu primeiro ídolo: Bob Nelson. Sua mãe, Laura Braga, o aconselhou a cantar na rádio local um bolero de Fernando Borel “Amor y Más Amor”. Passou então a cantar todos os domingos na rádio, impressionando todos com sua afinação e seu carisma.

Mas a guinada em sua carreira se deu no ano de 1955, quando foi para casa de sua tia, em Niterói, para tentar cantar nas rádios cariocas. Aos 15 anos, embalado pelo sucesso de Bill Halley e seus Cometas, apaixonou-se por rock e astros do gênero: Little Richard, Chuck Berry e, principalmente, Elvis Presley.

Nessa época, vários artistas, embalados pelo Rock, aderiram ao estilo musical, sendo que a música "Estúpido Cupido", com Cely Campelo, foi a pioneira, dando início a um movimento, a Jovem Guarda, e tendo Roberto Carlos como seu símbolo.

Quando estava na escola, nos intervalos das aulas, Roberto ia para a sala de música tocar e cantar com os amigos. Foi num desses intervalos que o produtor Chiara Garcia e seu assistente Otávio III convidaram-no, após ouvirem uma performance, para cantar “Tutti Frutti”, no programa “Teletour” da TV Tupi do RJ.

Em 1957, Roberto conheceu Tim Maia, e formou um grupo, chamado "The Sputinicks". Um pouco mais tarde, conheceu Erasmo Carlos, que passou a ser seu parceiro na vida e na música. Roberto passou a se apresentar em clubes, festas e programas de TV. Num deles, Carlos Imperial apresentou Roberto como o Elvis Presley brasileiro.

Em 1959, gravou um compacto e, em 1961, o LP “Louco Por Você”. Com Erasmo fez diversas versões e composições de sucesso como: “O Calhambeque” e “É Proibido Fumar”. Em 1965, com Erasmo e com Wanderléa, comandou o programa “Jovem Guarda”. Roberto Carlos passou a ser chamado de “rei” e os três se tornaram ídolos da juventude.

O trio estrelou, nessa época, três filmes nos mesmos moldes dos Beatles: “Roberto Carlos em Ritmo de Aventura”, “Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa” e “Roberto Carlos a 300 km por Hora”.

A Jovem Guarda foi mais do que um programa de televisão. Foi um movimento acima de tudo musical. Influenciou musicalmente centenas de artistas e milhões de pessoas, devido a influência na moda e no comportamento.

O Programa teve fim no ano de 1969. A Partir da década de 70, o Rei começou uma fase mais romântica, que perdura até hoje, entremeadas com sucessos antigos. Fez sucesso em toda América Latina, tendo gravado em inglês e espanhol, diversos discos.

O que falar do ser humano Roberto? Tem uma vida regrada, sabendo cultivar centenas de amigos, admiradores e milhões de fãs. Está sempre distribuindo sorrisos e autógrafos pacientemente por onde passa. Ontem mesmo recebeu fãs e a imprensa para falar sobre seu aniversário. Distribuiu abraços, autógrafos, beijos, e ainda apareceu na janela para saudar os fãs. Aposto que milhares de casais foram formados no embalo de suas canções.

O Rei cantou em defesa da natureza, das mulheres gordinhas, das mais de 40, das baixinhas...mas o principal foi a forma em que seu lado humano nos tocou. Foi vítima de vários acontecimentos tristes em sua vida, como a perda de duas mulheres, sendo que a última Maria Rita, foi a mais marcante em sua vida. Os fãs acompanharam o sofrimento do Rei, que conseguiu ter forças para seguir em frente, e a continuar a embalar milhares de corações apaixonados.


Muitos o chamam de cafona, brega, ou piegas, mas esse estigma se deu porque parte do nosso povo não sabe reconhecer nossos ídolos. O Rei Roberto merece muitas homenagens pelo que fez e continua fazendo pela Música Brasileira.



Transcrevo algumas frases ditas por artistas e personalidades sobre o Rei:

"...é o Rei ! Vox populi, vox Dei..." Tom Jobim

"Congelem o Rei. Só assim preservaremos intacto um dos melhores pedaços de nossas vidas. Aquele de rebeldia em callhambeques, festas de arromba, de primeiros encontros entre o côncavo e o convexo e mil garotas para negros gatos de arrepiar." Marília Gabriela

"Roberto e Erasmo, somando tudo, tem mais de 500 canções gravadas. Mais da metade está na ponta da língua de todo mundo. Canções que se afinam com a emoção e a simplicidade do brasileiro. Quando se pensa em MPB, outros nomes são lembrados como principais referências. Isso é uma distorção histórica que os cadernos de cultura provocam, imputando mais importância a quem escreve letras sofisticadas ou tem mais habilidade na esgrima das palavras. Saindo-se melhor em entrevistas acaba-se ganhando mais espaço nas páginas que registram a história da música nacional. Se a música é popular e brasileira, então está, e será sempre, capitaneada pelo povo, que a elegeu como sua representação máxima. Fenômenos aparecem e somem, fugazes. Mas a fórmula, a linguagem que esses gênios da simplicidade criaram, continuam sendo referência fundamental para todo mundo que faz e ouve música neste país." Leo Jaime

"Quando Caetano diz, pela boca de Roberto Carlos, ‘estive no fundo de cada vontade encoberta’, certamente se refere à capacidade do Rei de cantar em suas músicas todos os sonhos escondidos, inconfessados, secretos...de um país." Nelson Motta

"...é bom saber quem é que nós chamamos de Rei..." Caetano Veloso




O nosso Rei gravou 60 discos, que venderam milhões cópias. Seus especiais na Globo são aguardados por milhares de fãs o ano todo.

Sou um dos milhões de fãs do Rei, como podem perceber.

Parabéns pelos seus 65 anos de idade, Roberto Carlos. Você merece todas as homenagens por esse dia....

8 Comments:

Blogger Luci said...

Leleco!
que lindo posto do Rei!
bjs!

8:30 PM  
Blogger Jôka P. said...

Já está funcionando ?????

5:13 PM  
Blogger Jôka P. said...

Ah, tudo bem, eu estou pronto para o close-up...

5:14 PM  
Blogger Jôka P. said...

Quem disser que o rei RC é cafona não tem a mínima noção de qualidade musical !!!
O que é wilsom ?!?!??!
Cafona é a mãe.

5:16 PM  
Blogger Jôka P. said...

São tantas emoções...

5:16 PM  
Blogger Jôka P. said...

E com vocês, meu amigo ...
LELECO !!!!!

5:17 PM  
Blogger Dani said...

Muito bacana esta homenagem que você fez ao Roberto Carlos, Leo.
Ele é, sem dúvida, um dos maiores - se não o maior - nomes da história musical deste país.
Um grande artista, de várias gerações.

Mil beijos!!! :-D

6:04 PM  
Blogger Jôka P. said...

As músicas da Neísa - A Pantera das Coroas podem ser compradas para toque de celular, é ?
Isso é o que eu chamo de "se toque" !!!
Será que alguém compra ?
Já pensou a Dani ligando pra você e o seu telefone celular berrando:
"Me chupa que eu sou uma jabuticaaaabaaaaa !!!!"

Que meda !!!!
Humpf!!!

7:02 PM  

Postar um comentário

<< Home