O amor do Leleco

Cartas de amor, declarações e fotos, para a única mulher que amei na vida. Te Amo, Dani!!!

Eu sou:Leleco
Estou aqui: Rio de Janeiro, RJ, Brasil

terça-feira, maio 09, 2006

Vandalismo gratuito

Já vi brigas diversas em jogos de futebol. Mas o que se passou no jogo entre Corinthians e River Plate, no Pacaembú, foi algo estarrecedor. Pareciam cenas próprias do massacre do presídio do Carandiru.


Estava vendo ao vivo pela televisão, e percebi o rosto dos "torcedores" do Corinthians, que tentavam invadir o campo. Eram uns animais babando de raiva. Acho que a comparação desses bandidos sanguinários com os animais são até ofensivas aos animais. Os animais matam-se uns aos outros por comida, pela sobrevivência. Esses bandidos carniceiros digladiam-se por ideologia alguma, e não existem respostas para tais atos de violência.


O pior de tudo é ver que, no mesmo estádio, estavam presentes pais com seus filhos pequenos, que foram obrigados a ver essa pancadaria gratuita e repulsiva.

Eu adoro futebol, mas minha paixão por meu clube, o Flamengo, não ultrapassa o espírito esportivo. O que me faz diferente de um vascaíno, um tricolor ou um botafoguense? Não sou diferente de ninguém. Todos deveriam se tratar como torcedores, não como inimigos. Os próprios jogadores dos clubes acirram essa briga de torcedores, ao provocarem seus adversários. Mas tem gente que não sabe distinguir certos termos. Acham que o termo "adversário" é sinônimo de "inimigo".

É uma lástima. É esse o verdadeiro motivo que me faz ter a certeza que o país nunca deixará o Terceiro Mundo. Temos os governantes que merecemos. Se o Lula é um presidente incompetente, ignorante e corrupto, a culpa não é dele, e sim em quem o colocou lá, ou seja, o próprio povo. Citar o Lula é apenas um exemplo, pois de políticos ladrões o Congresso e os governos estão cheios.


Agora eu me pergunto: O que será feito para não presenciarmos outra cena lamentável dessa?

Reparem na foto ao lado. Toda aquela violência acontecendo e, ao fundo, uma inscrição no estádio: "PAZ NO FUTEBOL". Parece brincadeira...

A resposta parece fácil. Basta identificarmos os bandidos e trancafiá-los em cadeias de segurança máxima, pois se tratam de marginais da pior espécie. Mas a impunidade é a nossa bandeira. Soube que antes do jogo, policiais, representantes dos clubes, das federações e do governo paulista, além de representantes das torcidas organizadas do Corinthians, reuniram-se para selar a paz nos Estádios de futebol, a começar por esse jogo. Mas os representantes das torcidas organizadas que compareceram à reunião citada, são os mesmos flagrados pelas câmeras na pancadaria da última quinta-feira.

Esses bandidos mostraram mais uma vez que não estão aptos a viver numa sociedade minimamente organizada. Temos de acabar com a impunidade neste país, e o exemplo deve ser dado lá no topo do Governo. O que vemos neste país é um deputado ladrão ser absolvido politicamente, como se não tivesse feito nada de errado. Não preciso nem de bola de cristal para saber o destino desses brigões. Ficarão alguns dias presos, e logo em seguida estarão repetindo os mesmos atos nos jogos seguintes.

Sei que muitos brasileiros, para justificar tal selvageria, vão recorrer à pergunta: E os Hooligans ingleses?

Realmente essa selvageria não é excluvidade do Brasil. Mas este problema da violência entre torcidas foi praticamente dizimado na Inglaterra. Bastou a identificação dos baderneiros, para que fossem devidamente punidos. Todos os brigões de lá são obrigados a comparecer na delegacia uma hora antes dos jogos, e só são liberados 2 horas após os jogos. Alguns torcedores estão proibidos para o resto de suas vidas de frequentar Estádios de Futebol. Tal medida reduziu drasticamente os números de incidente. Para quem nunca viu uma partida do Campeonato Inglês, muitos se surpreendem de como são os Estádios Ingleses. Eles não possuem grade protetora entre o campo e a torcida. A foto ao lado é do Estádio Inglês do Manchester United. Abaixo, outra foto, só que do Estádio do Arsenal, em Londres.



Reparem que não há nenhuma grade protetora. É raríssimo alguém invadir um campo de futebol Inglês, apesar da facilidade do acesso. Pergunto a qualquer brasileiro: e se este estádio estivesse no lugar do Pacaembu? Nem ouso responder tal pergunta, pois é óbvia a resposta.

Aqui no Brasil, os Estádios são obrigados a ter um poço fundo. Deveriam ainda encherem d'água, e nela colocarem uns crocodilos famintos.

Portanto, não há desculpa alguma pelo ocorrido. A única coisa que me surpreendeu positivamente foi a atitude da Polícia Militar Paulista, que se comportou bravamente. Menos de 20 policiais impediram que uma verdadeira multidão de vândalos e bandidos entrassem no campo. Fizeram um escudo humano. Confesso que se eu estivesse no lugar dos policias, e armado, com certeza atiraria contra esses bandidos. Mas estes policiais se comportaram corajosamente, apesar do pequeno número em que estavam e da fúria da multidão.

E a pergunta que não quer calar: O que os torcedores fariam depois que entrassem em campo?
Imagino que poderia haver uma tragédia sem precedentes neste país.

Parabéns aos policiais, que são dignos de todas as homenagens. Só é uma pena que essas coisas afastem dos estádios quem realmente aprecia o esporte. É uma lástima mesmo.

2 Comments:

Blogger Dani said...

Leo,
este episódio foi realmente lamentável, mas não chega a ser uma surpresa, se levarmos em consideração o povo com o qual se estava lidando.
Qualquer tipo de fanatismo é doentio e é o principal sintoma de uma mente pequena e irracional.

Mil beijos...

6:31 PM  
Blogger Jôka P. said...

Leleco, um psiquiatra explicou que existem seres com alt´ssimo nivel de agressividade que se agrupam nessas torcidas.
Pra mim são uns imbecís sem educação, que devem bater até nas mães deles.
Já não gosto futebol, acho coisa de pobre... quando junta lé com cré, dá nisso.
Abç,
Jôka P.

11:53 AM  

Postar um comentário

<< Home