O amor do Leleco

Cartas de amor, declarações e fotos, para a única mulher que amei na vida. Te Amo, Dani!!!

Eu sou:Leleco
Estou aqui: Rio de Janeiro, RJ, Brasil

segunda-feira, julho 10, 2006

Artistas de valor

Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, nasceu em Vila Rica, hoje Ouro Preto MG, por volta de 1730. Era filho de um português e uma escrava.

Andrew Wahola nasce em 1928 em Pittsburgh, filho de emigrantes eslovacos.

Aleijadinho não cursou nem a escola primária, e aprendeu a fazer sua arte com o Pai e o seu tio.

Andrew Wahola concluiu sua formação escolar com um diploma de 2.º grau, e estudou desenho pictórico, história da arte, sociologia e psicologia no Carnegie Institute of Technology, Pittsburgh (Bacharel em Artes), onde conheceu Philip Pearlstein. Em 1949 abreviou o nome para Andy Warhol, Mudando-se para New York onde viveu em um apartamento com Philip Pearlstein. Trabalhou para Vogue e Harper's Bazaar, trabalhou na decoração de vitrines do grande armazém Bonwit-Teller e realizou seus primeiros desenhos publicitários para empresa de calçados I.Miller.

Aleijadinho realizou suas obras com mais notoriedade a partir de 1795. Entre as obras, posso citar: Santuário do bom Jesus do Matosinhos é constituído por uma igreja em cujo adro estão as esculturas em pedra sabão de 12 profetas; chafariz da Samaritana; e Igreja de Nossa Senhora do Rosário (imagem de santa Helena); e as imagens de são Jorge, de Nossa Senhora, de Cristo na coluna e quatro figuras de presépio hoje no Museu da Inconfidência.

Andy, fez primeira exposição individual na Hugo Gallery, New York, em 1952.Entrou para um grupo de teatro, no estilo off-off Broadway, para o qual criou cenários. Produz mais de 2000 quadros já na "Factory". Em 1965, declarou oficialmente que trocara a pintura pelos filmes.
Em 1966 e 67 rodou filmes com o grupo musical "Velvet Underground". Em julho de 1968 foi baleado e ferido gravemente por Valerie Solanis, membro único do S.C.UM. (Society for Cutting up Men). Nesse mesmo ano realizou seu primeiro filme para o cinema, "Flash", com Paul Morissey. Em toda sua vida, trabalhou com arte, seja realizada por pintura, teatro e filmes.
Em 1987 morreu vítima de AIDS.

O apelido de Aleijadinho que o celebrizou veio de uma enfermidade que contraiu por volta de 1777, que o foi aos poucos deformando e cuja exata natureza é objeto de controvérsias. Uns a apontam como sífilis, outros como lepra, outros ainda como tromboangeíte obliterante ou ulceração gangrenosa das mãos e dos pés. De concreto se sabe que ao perder os dedos dos pés ele passou a andar de joelhos, protegendo-os com dispositivos de couro, ou a se fazer carregar. Ao perder os dedos das mãos, passou a esculpir com o cinzel e o martelo amarrados aos punhos pelos ajudantes.

Antônio Francisco Lisboa, segundo consta, foi progressivamente afetado pela doença e se afastou da sociedade, relacionando-se apenas com dois escravos e ajudantes. Nos dois últimos anos de vida se viu inteiramente cego e impossibilitado de trabalhar. Morreu em algum dia de 1814 sobre um estrado em casa de sua nora, na mesma Vila Rica onde nascera.

Fiz um breve paralelo da vida desses dois artistas não como forma de comparar suas artes, mas por perceber que muitos dos gênios da arte possuem muito em comum, mesmo separados por oceanos e épocas diferentes. Nasceram com o dom da criação e morreram de forma trágica.

Fico bestificado com a falta de cultura deste país. Acho que muitos não apreciam arte, seja ela realizada como pintura, música, esculturas, etc. Só dão valor ao que não acrescenta nada.


Lamentável vivermos num país que não se valoriza a verdadeira arte.




Mas suas obras estão eternizadas, ainda bem.

4 Comments:

Blogger Jôka P. said...

Um espetáculo esse post, Leleco !
Escolheu mesmo os melhores entre os melhores.
The best ! Só um aparte, se me permite: Andy não tinha AIDS e não morreu em decorrencia de HIV. Ele teve muitos problemas por causa dos tiros que tomou de uma louca e que lhe deixaram graves seqüelas. Quem morreu de AIDS foi o famosíssimo pintor-grafiteiro Keith Hering, da mesmoa turma de Andy.
Parabéns pelo post !
Você tem razão:
A arte fica eternizada.
Abç!
Jôka P.

10:11 AM  
Blogger Jonas Prochownik said...

Meu sonho sempre foi ser retratada por Andy Warhol, mas infelizmente isso nunca será possível.
O meu consolo é saber que no passado já servi de modelo para uma virgem pura e santíssima de Aleijadinho.
(brincadeirinha)
Beijos da
Kristal
(Adoro essa música Moon River)

7:06 PM  
Blogger Dani said...

Muito bacana o seu post, meu amor.
A arte deve ser sempre reverenciada, valorizada e preservada.

Mil beijos, Leo! :-***

7:13 PM  
Blogger Lucinéia, para o íntimos said...

Leleco, meu comentário ficaria igualzinho ao do Jôka P. EXCELENTE POSTr. Tanto Warhol como Aleijadinho tinham em comum, além da genialidade, a religiosidade. Warhol era super católico e tinha uma coleção imensa de gravuras com motivos sacros. Warhol realmente não morreu de AIDS.
Beijo pra ti.

7:52 PM  

Postar um comentário

<< Home