O amor do Leleco

Cartas de amor, declarações e fotos, para a única mulher que amei na vida. Te Amo, Dani!!!

Eu sou:Leleco
Estou aqui: Rio de Janeiro, RJ, Brasil

segunda-feira, setembro 19, 2005

Mais um desabafo...

É incrível a falta de percepção do povo brasileiro. Talvez este mal seja causado pela manipulação da mídia. E nem sempre a mídia é imparcial. Ela pode agir de acordo com interesses.

Ontem, dia 18 de setembro, estava assistindo o programa Canal Livre, onde o convidado era o deputado cassado, Roberto Jefferson. Este, entre outros temas, acusou a Rede Globo e o Jornal O Globo de parcialidade nas reportagens e de fabricação de acusações falsas, e que iria representar judicialmente e criminalmente esta empresa. Disse também que as Organizações Globo respondem por processo junto à Superintendência da Polícia Federal por apropriação indébita, e que a mesma empresa foi beneficiada por empréstimos junto ao BNDES.

Não vou entrar no mérito da questão, mas acho que a imparcialidade está comprometida nesse caso. Não há forma de ser imparcial sendo parte interessada.

Num determinado dia, passeando pelos jornais de diversas emissoras, pude verificar claramente a diferença na cobertura da crise política que assola o país e que o tom das acusações mudam de acordo com a emissora. Na minha modesta opinião, a “verdade” mostrada num jornal televisivo às vezes não corresponde à verdade real dos fatos.

Será que o Brizola tinha razão de implicar tanto com as Organizações Globo?

Neste fim de semana, mais precisamente na sexta-feira, dia 15 de setembro, assisti a uma matéria sobre o discurso do Senhor Excelentíssimo Presidente da República Federativa do Brasil, realizado em Alagoas durante a inauguração de um Aeroporto (talvez o lugar que o presidente mais goste de circular ultimamente), no qual dizia que este momento de crise irá consolidar a democracia no país.


Democracia vem da palavra grega “demos” que significa povo. Nas democracias, é o povo quem detém o poder soberano sobre o poder legislativo e o executivo. No “Pai dos Burros”, Democracia significa: “Forma de Governo em que a Soberania é exercida pelo povo”. A democracia tem diversos princípios, dentre eles: 1-
Democracia é um conjunto de princípios e práticas que protegem a liberdade humana; é a institucionalização da liberdade; 2-As democracias entendem que uma das suas principais funções é proteger direitos humanos fundamentais como a liberdade de expressão e de religião; o direito a proteção legal igual; e a oportunidade de organizar e participar plenamente na vida política, econômica e cultural da sociedade;

Um exemplo prático de democracia é o momento da eleição, onde o povo elege os comandantes da nação, dos estados, municípios, etc. Sabe-se que a democracia é um entendimento entre todas as partes interessadas. É a oportunidade de discussão, aonde se chega a um entendimento ou a uma decisão. Nas palavras de Mahatma Gandhi: “a intolerância é em si uma forma de violência e um obstáculo ao desenvolvimento do verdadeiro espírito democrático”.

Voltando ao discurso do nosso (ai, meu Deus) Presidente, este não ouviu vaias, faixas de protesto, nem palavras de ordem. Segundo a Gazeta de Alagoas, militantes de outros partidos e estudantes, foram barrados, e não puderam ficar no espaço destinado à população. Será que é esta a democracia que o Senhor Presidente se referia no discurso? Desde quando é democrático não ouvir todas as partes interessadas?

Navegando pela internet, encontrei um dicionário diferente. É o Novíssimo dicionário da “novilíngua petista”, do site Culturabrasil. O Vocábulo democracia tem um apropriado significado para o partido do presidente:

Democracia = Eu mando, você obedece

Este Presidente jamais aceita críticas. É vaidoso demais. Imagina se este episódio de Alagoas tivesse acontecido na época do Fernando Henrique Cardoso? Até imagino o discurso petista.


Na minha humilde opinião, o Lula é um incompetente. É um ignorante na acepção da palavra. Poucas pessoas têm coragem de externarem esta opinião publicamente e são censuradas ou criticadas. Li certa vez na Revista Veja uma entrevista com o brilhante e consciente João Ubaldo Ribeiro, no qual transcrevo a seguir um trecho:

“O governo é de uma extraordinária incompetência. Não conseguiu formular nenhum projeto, nenhuma visão nacional. O presidente, na minha opinião, tem de ser respeitado, pela sua condição de incorporar e encarnar o cargo supremo do Executivo brasileiro. E eu jamais faltei com esse respeito. No entanto, o brasileiro é tão subserviente que, quando alguém critica Lula chamando-o, por exemplo, de ignorante – o que não é uma difamação, é uma verdade –, diz-se que o presidente está sendo desrespeitado.”

O problema maior do governo é que o PT jamais teve um programa de governo, e sim um programa de poder. Quem foi que disse que o poder não corrompe? Aí está a resposta. O Lula não sabe governar. Aliás, não sabe nada.

Espero que algum dia as coisas mudem no nosso país. Mas tudo parece uma reprise constante. A Seguir as cenas do próximo capítulo.

2 Comments:

Blogger Dani said...

Se hoje o Lula é presidente, não foi por colaboração minha. Sempre o achei absolutamente incapaz para o cargo por várias razões e a hipótese de dar a ele meu voto jamais me passou pela cabeça. Hoje vejo que ele é ainda mais inepto do que se poderia supor. Um verdadeiro fracasso.

6:43 PM  
Blogger Unknown said...

Eu não posso dizer o mesmo que a Dani, infelizmente. Voto no Lula desde a primeira vez. Devo ser muito ingênuo porque não percebi nada. Faltou-me o sexto sentido, a intuição, que as mulheres têm mais desenvolvido. Na minha casa são 3 mulheres (tenho duas filhas) e o único petista era eu.

Agora acordei. PT, nunca mais.

9:43 AM  

Postar um comentário

<< Home