O amor do Leleco

Cartas de amor, declarações e fotos, para a única mulher que amei na vida. Te Amo, Dani!!!

Eu sou:Leleco
Estou aqui: Rio de Janeiro, RJ, Brasil

segunda-feira, dezembro 05, 2005

Imagem distorcida

Diante de tantos problemas sociais e políticos que estamos vivendo, o que mais nos atinge em primeiro grau, é a violência urbana. Nas últimas semanas vimos de tudo, desde ônibus incendiado com vítimas fatais à brigas de torcida, o que a Dani comenta brilhantemente em seu último post ("Bola Fora", no Blog by Dani).

Mas o que vem me incomodando muito é a imagem distorcida que muitos têm da nossa cidade maravilhosa. Podemos ter bastante violência aqui no Rio, mas ouço pessoas de outros estados dizendo que o Rio é um lugar onde não se pode passear sem presenciar cenas de violência e, pasmem, ainda têm medo de serem enganados pelos "malandros" cariocas.

Não estou negando que haja violência no Rio, é claro, mas acho que a mídia exagera no tom das críticas. Esquece que todas as grandes cidades do mundo vivem diariamente esse problema, e que São Paulo, Recife e Vitória são até mais violentas que o Rio. Mas ao contrário da maioria das cidades, o povo carioca não se entrega nunca, e procura enfrentar de frente os problemas, não se intimidando jamais.

Quanto ao conceito de malandragem do qual o carioca é vítima, há uma certa ignorância em associar a autêntica malandragem carioca à vagabundagem e à " esperteza", no sentido da desonestidade.

Antigamente, ser malandro era andar com uma navalha no bolso, passeando pela Lapa, bairro boêmio do Rio de Janeiro, de roupa alinhada branca, chapéu com abas, gingando provocantemente pelas ruas do Bairro. Quem aqui não lembra do saudoso Moreira da Silva, o famoso Kid Morengueira, talvez um dos últimos verdadeiros malandros cariocas? Mas este antigo conceito de malandragem é bem diferente do atual. O malandro carioca dos dias de hoje aposentou a navalha e agora trabalha, tem mulher, filho e tralha e tal, como diz a música de Chico Buarque, "Homenagem ao malandro".

Carioca é um estado de espírito. É estar em sintonia com a beleza desta cidade. É rir das adversidades. É um povo espontâneo e descontraído, diferente do sisudo paulista e do desconfiado mineiro, por exemplo. Sugiro aos não cariocas e até mesmo aos cariocas, uma visita ao site
Alma Carioca, e recomendo principalmente uma lida neste texto de Millôr Fernandes.

A malandragem atual é o gingado do carioca, é o drible na mesmice geral. Pena que este significado do que é ser carioca não seja o entendido pelo restante do país. Em todo o Brasil, e por que não dizer em todo o mundo, não há povo mais hospitaleiro e receptivo do que o carioca. Recebe bens os visitantes do restante do país e do mundo. Não sabe deixar ninguém isolado. Abraça todos os povos, raças e credos. E isso, às vezes, é mal interpretado, o que é uma pena.


Fico pensando na sorte que tive na vida em nascer nesta cidade. Me sinto mesmo abençoado, mesmo tendo conhecimento de todos os males que aqui existem, e que tanto nos entristecem e afligem. Ainda assim, acredito as virtudes superem os defeitos desta belíssima cidade.

Não há nada mais bonito do que andar no calçadão do Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon, apreciando todo aquele visual. E não podemos esquecer do Cristo Redentor, do Pão de Açúcar, do Maracanã, entre tantos outros bairros e pontos turísticos.
Que me perdoem os paulistas, gaúchos, paranaenses, pernambucanos, baianos, alagoanos, entre outros mais, mas não há cidade mais linda neste mundo que o Rio de Janeiro.



3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Olá Leleco!
A violencia, realmente, estah demais.. não sei como se aguenta viver em uma selva de pedra desse jeito, pior que tempo das cavernas, pois pelo menos lá era mais pacifista do que agora...rs...
Mas devemos continuar a viver, mesmo que esteja dificil, fazer o quá?
Bom, quanto a nosso sumiço, devo explicações, e assim estou fazendo com todos os colegas que lêem o pdc...
Eu estou sem acesso a net durante a semana, e o Sr. Falador não está muito com tempo, devido ao termino de seu mestrado, que estah ocupando-o demais... mas todo fds o pdc será atualizado, e tb aproveito para responder aos comentários que forem sendo feitos, inclusive o de vcs
!
Mas eh isso.. espero que tenhas uma otima semana, e ah! O tema do mestrado do Sr. Falador é sobre malandragem.. jah falei para ele vir aqui e ler um pouco sobre seu post!
Fique com Deus e otimo fds! E começo de semana tb!
Obrigando a Dani a ver filme de terror... tsc, tsc...:D
Tichau
Senhora Faladora

8:38 PM  
Blogger Dani said...

É uma pena que os noticiários só mostrem os problemas do Rio. Sabemos que a violência existe, temos consciência disso e achamos um absurdo, mas sabemos também que a cidade não é só isso.
O Rio guarda em si uma riqueza natural e humana indiscutível, um astral encontrado em poucos lugares e muitas opções para quem mora ou vem visitar.
Lamento que as pessoas de outros cantos do Brasil tenham desenvolvido uma imagem deturpada e até mesmo preconceituosa de uma cidade tão linda, e que amamos tanto...

Mil beijos!!! :-***

11:39 PM  
Blogger Dani said...

Mas quanta preguiça de atualizar este blog, hein? Quando é que vai tomar vergonha nesta sua carinha bonitinha e postar alguma coisa? :-)
Estou esperando, meu amor!

Mil beijos!

4:26 PM  

Postar um comentário

<< Home