O amor do Leleco

Cartas de amor, declarações e fotos, para a única mulher que amei na vida. Te Amo, Dani!!!

Eu sou:Leleco
Estou aqui: Rio de Janeiro, RJ, Brasil

terça-feira, agosto 29, 2006

Isso, isso, isso....

Sei que muita gente não gosta, acha até bobo. Mas não perdia um episódio sequer dessa série que é sucesso mundial, Chaves.

Tudo começou no ano de 1971 no México, com Roberto Gómez Bolaños. No começo era um quadro no programa "Chespirito", mas depois teve seu próprio horário.

É uma história bem simples vivida numa vila, cujo dono era o Sr. Barriga. Seus moradores eram os personagens: Seu Madruga, Chiquinha, Dona Florinda, Quico, Dona Clotilde (Bruxa do 71), Professor Girafales, além de personagens de fora da vila como o Nhonho, filho do Sr. Barriga, Godinez, Popis, Jaiminho, entre outros. O principal, como não poderia deixar de ser era o Chaves.

Photobucket - Video and Image Hosting

Chaves é um menino de oito anos, órfão, faminto e, sobretudo, atrapalhado. Vive numa vila, sercado pelos viznhos mais esquisitos do mundo. E nesta vila apronta mil e uma confusões, que tornam a vida do Seu Madruga e companhia impossível. O Sr. Barriga, coitado: sempre é recebido com um golpe do menino, que, claro, "foi sem querer querendo".Chaves diz para todos que mora no apartamento número oito, embora passe a maior parte do tempo escondido no barril. Segundo ele, o barril é seu esconderijo secreto. Todos o conhecem por Chaves, mas seu nome verdadeiro ninguém sabe. Apelido: Morto de Fome.

Photobucket - Video and Image Hosting

Quico é o menino mais tonto da vila. Tem nove anos e, mesmo assim, estuda na mesma turma das outras crianças que tem oito. É filho único de Dona Florinda e do falecido marinheiro Frederico. Usa roupa de marinheiro como seu pai. Quico é uma criança mimada, sempre está ganhando presentes de Dona Florinda. Tudo que pede a ela é recebido. Adora fazer fusquinha para o pobre Chaves, que, ao contrário dele, não tem brinquedos caros. A qualquer sinal de perigo corre aos braços de sua mãe, que, inevitavelmente, esbofeteia o Seu Madruga, mesmo que o coitado não seja o causador do choro do filho. Apelidos: Bochechas de buldoque velho, Bochechas de mamão macho, Coração, Querubim, Tesouro, e Tonto.

Photobucket - Video and Image Hosting

É uma menina feiosa, que tem oito anos de idade. Vive aprontando confusões ao lado do Chaves e do "bochechas de budogue velho", Quico. Torna um verdadeiro martírio a vida da Bruxa do 71, ou mehor Dona Clotilde, a quem ela e as crianças acreditam piamente ser uma Bruxa. Mesmo só tendo oito anos, já tem uma paixãozinha: o menino do oito, ou se preferir, apenas Chaves. Graças a sua paixão, criou uma certa rivalidade com Paty, já que o Chaves tem uma queda por essa menina. Abre o berreiro por qualquer coisa, com o seu tradicional: "Ué, ué, ué, ué, ué, uééééééé!". Apelido: Boca de Bueiro.

Photobucket - Video and Image Hosting

É uma mulher madura, que pensa ter uma ótima situação finaceira. É mãe do menino mais tonto da vila, o Quico, faz tudo para que ele não se misture com a gentalha, e sempre está pronta a defendê-lo. Tudo que acontece para seu filhinho é culpa do Seu Madruga. Dona Florinda não dispensa os bóbis. É viúva do marinheiro Frederico, de quem recebe rechonchuda pensão. Dona Florinda é uma pessoa ranzinsa, sempre esta reclamando da sujeira do pátio e da bagunça das crianças. Despois que ficou viúva, seu grande amor é o Prof. Girafales, com quem sonha juntar os trapinhos. Apelidos: Velha briguenta, Velha burrona, Velha carcomida, Velha coroca, Velha carrancuda, Velha feia, Velha grosseira, e Velha reumática.

Photobucket - Video and Image Hosting

O altíssimo Professor Girafales, ou se preferir Prof. Lingüiça, como as crianças o apelidaram. É um homem sério, culto, romântico e bastante educado. Tenta a todo custo colocar alguma coisa na cabeça de alunos como Chaves, Chiquinha e Quico. Acredita que o futuro da pátria esteja nas crianças. No entanto, as crianças acham que ele não bate bem dos pinos, pois ele é completamente apaixonado pela Dona Florinda. É para ela que o professor dá inumero buquês de flores. Apelidos: Cano de encanamento, Girafão comprido, Mangueira de bombeiro, Professor lingüiça, Quilômetro parado, Quilômetro percorrido, Sabugo de milho, e Tobogã de salto alto.

Photobucket - Video and Image Hosting

Um sujeito esperto e malandro, que vive sempre levando bofetadas da Dona Florinda. E tudo por culpa de quem? Do Chaves, é claro!Quando o Seu Barriga vai à vila cobrar o aluguel é sempre a mesma história: Seu Madruga dá um jeitinho de não pagá-lol. É pai da melhor amiga do Chaves, a Chiquinha. Ficou viúvo da mãe da menina assim que ela nasceu, com isso tem que criá-la sozinho. Mesmo com fama de desocupado, Seu Madruga já trabalhou de tudo um pouco. Fora fugir do Seu Barriga e das pancadas que Dona Florinda lhe dá, ele ainda tem que suportar as paqueras da Dona Clotilde e os muitos apelidos que as crianças inventam para ele. Apelidos: Chimpanzé amestrado, Chimpanzé reumático, Farrapo de gente, Frangalho humano, Gentalha, Lombriga anêmica, Traste inútil, Velho fraco, e Burro cansado.

Photobucket - Video and Image Hosting

Zenon Barriga e Pesado é seu nome. Faz pose de homem durão, porém é simpático, risonho e possui um ótimo coração. É dono da vila. Quando vai cobrar os aluguéis dos inquilinos é aquele sofrimento: tem que correr atras do Seu Madruga para que este lhe pague os 14 meses de aluguel atrasados. Ainda passa maus bocados nas mãos das crianças e talvez o pior: agüentar as pancadas que leva do Chaves, "sem querer querendo". Mesmo sendo um homem da alta sociedade, pôs seu único herdeiro, Nhonho, no mesmo colégio onde estudam as crianças da vila. Apelidos: Barril de banha, Barril de paletó, Botijão com patas, Disco voador, Velho gordo, e Velho pançudo.

Photobucket - Video and Image Hosting

Mais conhecida como "Bruxa do 71". Ganhou este apelido das crianças, por ser a mais anciã da vila e morar no apartamento 71. Dona Clotilde é uma senhora (senhorita!) que nunca teve a oportunidade de se casar e vê em Seu Madruga sua grande chance. Tenta conquistá-lo com deliciosos frangos e bolos. Dona Clotilde não gosta do apelido de "Bruxa do 71", mas não consegue impedir que as crianças a chamem assim, pois eles acreditam piamente que ela é uma bruxa, já que fora a aparência e o jeito de ela se vestir, ocorrem, com freqüência, diversas coincidências que fazem as crianças acharem que é algum feitiço da senhorita do 71.


Estes são os personagens da série que já completou 36 anos de sucesso contínuo. Aqui no Brasil já são 22 anos, sempre com muito sucesso. Já bateu na audiência programas consagrados como: Jornal Nacional, Globo Esporte, RJTV e SPTV, entre tantos outros, e segundo informações vindas da Globo, é o único programa do SBT que tira o sono deles. O próprio Sílvio Santos o utiliza como um trunfo.

Sei que muitos não acham a mínima graça nesse programa, mas o que dá o tom engraçado na atração é qualidade tosca do cenário e a caracterização de adultos vestidos de crianças.

Photobucket - Video and Image Hosting

Podem falar o que quiserem do programa, mas é um dos poucos que não passam mensagens obscenas e violentas para as crianças.

Tem bordões conhecidos como:

- Foi sem querer, querendo... (Chaves)
- Ninguém tem paciência comigo... (Chaves)
- Isso, isso, isso...! (Chaves)
- Zás!... zás!... zás!... (Chaves)
- Isso me escapoliu... (Chaves)
- Pois... pois... (Chaves)
- Tá bom, mas não se irrite... (Chaves)
- Ah, bom; assim, sim. (Chaves)

- O senhor é alto!((chaves)
- Gentalha, gentalha, prrr! (Quico)
- Você não vai com a minha cara? (Quico)
- Você quer?...então, compra. (Quico)
- Ai, calem-se, calem-se, calem-se, se não vocês me deixam louuuucos! (Quico)
- Ah, diz que sim, não seja assim, anda, siiiim? (Quico)
- Que coisa, não?(Quico)
- Pois é, pois é, pois é...(Chiquinha)
- Ta-ta-ta-ta-ta-tá!(Professor Girafales)
- Porque causa, motivo razão ou circunstância (...)(Professor Girafales)
- Que que foi, que que foi, que que há?(Seu Madruga)
- Só não te dou outra porque...(Seu Madruga)
- Mas tinha que ser o Chaves, mesmo.(Seu Madruga)
- Tinha que ser o Chaves!( Sr. Barriga)
- É que eu quero evitar a fadiga...(Jaiminho)

3 Comments:

Blogger Cristiano Contreiras said...

Confesso que assisto vez ou outra.
E definiu muito minha infância!

12:40 AM  
Blogger Jôka P. said...

Não assisti a essa série, porque tenho mais de 40 anos e já não era criança nessa época - embora tenha ainda uma certa síndrome de Peter Pan até hoje.
Na área trash curto filmes de terror dos anos 60 e 70, além de Luciana Gimenes e seus convidados da elite pornô.
abç!

1:07 PM  
Blogger Dani said...

Acho bizarro adultos e velhos vestidos de crianças, falando numa linguagem tatebitate. Nunca tive estômago para assistir isso daí, nem permitirei que meus futuros filhos assistam a tal programa. Eca.

Beijos, Leo.

7:31 PM  

Postar um comentário

<< Home