O amor do Leleco

Cartas de amor, declarações e fotos, para a única mulher que amei na vida. Te Amo, Dani!!!

Eu sou:Leleco
Estou aqui: Rio de Janeiro, RJ, Brasil

segunda-feira, setembro 11, 2006

Brilhante

Não existe outra palavra para definir este artista: brilhante.

Mercury nasceu em Zanzibar, uma ilha próxima à costa leste da África, em 5 de setembro de 1946, sendo batizado de Farokh Bulsara. Seus pais, Jer e Bomi Bulsara, são naturais da região de Gujarati, na Índia, descendentes dos persas que para lá imigraram há mais de mil anos fugindo de perseguições religiosas. Eles fazem parte de um grupo étnico conhecido como Parsees, seguidores do zoroastrismo. Bomi Bulsara era um funcionário do estado, trabalhando como caixa da suprema corte do governo britânico em Zanzibar, na época uma colônia da Grã-Bretanha. Aos oito anos, Farokh foi mandado para a St. Peter Boarding School, uma escola inglesa perto de Bombain, na Índia, onde começou a ser chamado Freddie pelos colegas. Foi lá também que formou sua primeira banda - The Hectics. Durante os anos seguintes, Freddie voltava à sua ilha natal somente para as férias. Em 1963, no entanto, Zanzibar se tornou independente e em 1964 estava à beira de uma revolução liderada pelo partido africano.

Photobucket - Video and Image Hosting

Aos 17 anos, Freddie, junto de sua família, foram para a Inglaterra, por razões de segurança. Apesar de ser afeito aos esportes, e tendo sido até campeão em tênis de mesa aos 10 anos de idade, o que ele adorava mesmo era a arte. Matriculou-se na Ealing College of Art em setembro de 1966, a fim de seguir um curso de ilustração gráfica. No Ealing, ele se tornou amigo de Tim Staffell, vocalista e baixista de uma banda chamada Smile, cujos demais componentes vinham a ser Brian May e Roger Taylor(futuros guitarrista e baterista do Queen). Foi com o convívio com Tim Staffell que fez com que Freddie quisesse montar uma banda de Rock. Quando Tim saiu dos Smiles, foi a deixa para entrar no grupo e não sair mais.



Photobucket - Video and Image Hosting


Sua voz era poderosa, e sua versatilidade e atuação no palco eram o seus pontos fortes. Com o Queen, gravou diversos Discos, com ótimas vendagens no mundo inteiro. Fez show no Brasil, no primeiro Rock in Rio. Gravou discos solos, e um de seus melhores momentos foi o disco e o show com Montserrat Caballé em Barcelona.

Photobucket - Video and Image Hosting

Em 1970, ele conheceu Mary Austin, e viveu 7 anos com ela, e no final do relacionamento, declarou-se bissexual para a mídia. A amizade com Mary se manteve até o dia de sua morte, em 1991, com complicações pulmonares em decorrência da AIDS.

Vi um documentário sobre sua vida e obra, e pude perceber que atrás do grande cantor com aquele vozeirão, estava também um verdadeiro ser humano. Vi que a amizade com Montserrat Caballé não ficou restrita somente ao disco e ao show que fizeram juntos. Ele tocava piano em seu quarto, enquanto ela cantava, varando à noite. Isso mostra o quanto era dedicado à sua vida e obra.

Infelizmente o ser humano Freddie Mercury se foi, mas sua obra e sua música ficará na nossa memória para sempre.

Photobucket - Video and Image Hosting

Uma frase de Freddie:

"Não serei famoso. Serei uma lenda" (aos membros dos Queen, em 1970)

2 Comments:

Blogger Dani said...

Sei o quanto admira Freddie Mercury e seu impressionante talento.
Acho legal essa coisa de você colocar no seu blog as biografias dos artistas que de alguma forma o inspiram e o influenciam musicalmente.

Ótimo post, Leo.

Mil beijos! :-*

7:13 PM  
Blogger Jôka P. said...

Uma das maiores qualidades dos artistas de grande talento como Mercury é a de ser uma estrela e de permanecer brilhando.
Isso é para muito poucos e se chama "star quality".
abç!

8:10 PM  

Postar um comentário

<< Home