O amor do Leleco

Cartas de amor, declarações e fotos, para a única mulher que amei na vida. Te Amo, Dani!!!

Eu sou:Leleco
Estou aqui: Rio de Janeiro, RJ, Brasil

domingo, setembro 03, 2006

Um dia de fúria

A cada dia que passa tenho vivido um dia de fúria, como naquele filme "Um dia de Fúria", estrelado por Michael Douglas.

Mas não é qualquer motivo que me tira do sério. Mas basta ver exemplos de falta de educação e pessoas agindo com má vontade, que eu fico nervoso mesmo.

Outro dia, saí para enviar umas correspondências(ainda se faz isso hoje em dia), e tinha no bolso uma nota de 10 Reais. Quando fui realizar o pagamento, o caixa dos Correios não tinham troco, então, saí em busca da troca da nota de 10 Reais por duas notas de 5 Reais. Primeiro, fui a uma banca de jornal, e perguntei à moça se tinha como trocar o dinheiro, sendo que ela disse que não tinha nenhuma nota sequer. Fiquei curioso, e peguei um jornal baratinho, de 50 centavos, e botei na mesa dizendo que ia comprá-lo. Não é que a mulher abriu a gaveta e tirou dezenas de notas de 5 reais de lá?

Saí de lá sem levar o jornal, dizendo que bastava falar que não queria trocar o dinheiro, e que boa vontade estava escassa hoje em dia.

Hoje mesmo não aguentei outra situação. Entrei no vagão do Metrô na linha 1, e sentei. Quando chegou numa Estação, entraram no mesmo vagão duas senhoras de muletas, que mal conseguiam equilibrar-se. Levantei e cedi meu lugar a senhora, esperando que um rapaz 10 anos mais novo que eu, mais ou menos, cedesse o lugar dele para a outra senhora. Qual não foi o meu espanto quando ele abriu espaço para a senhora passar, e deixou a outra em pé.

Mais uma vez não me aguentei e perguntei cinicamente: em qual candidato à presidente o rapaz irá votar? Ele respondeu: Lula. Eu respondi de bate-pronto: Logo vi, então, por gentileza, ceda lugar a esta senhora.

Com toda certeza, o rapaz não entendeu meu comentário, mas cedeu o lugar, e se retirou para mais distante.

Mais do que ficar revoltado, acabo ficando simplesmente sem freios quando vejo a falta de educação imperar nas ruas. Não que eu seja um santo, ou um cara caridosíssimo, mas isso não é caridade, mas sim uma obrigação de um cidadão educado que sou.



Photobucket - Video and Image Hosting

Hoje, lendo sobre a morte dos cinco jovens na Lagoa, fiquei muito pensativo sobre muitas coisas.

Sei que os adolescentes são audaciosos e tem aquela ambição de viver tudo em pouco tempo. Mas não entendo este comportamento. Acham-se invencíveis e eternos.



Photobucket - Video and Image Hosting

Segundo depoimento de um homem que dirigia no local, o carro dos adolescentes ultrapassou-o mesmo estando dirigindo à 100 km/h. Imagino a velocidade em que estavam no instante que capotaram.

Imagino a dor que estas famílias estão passando. Confesso que até chorei lendo o jornal e vendo as fotos dos pais chorando sobre os corpos dos filhos.



Photobucket - Video and Image Hosting

Mas infelizmente não souberam ou não puderam transmitir aos filhos noções básicas do certo e do errado. No carro, estavam dois rapazes, um de 19 e outro de 22 anos, e 3 meninas, uma de 16 e 2 de 17 anos.

Minha pergunta é a seguinte: O que fazem 3 menores de idade numa boate cuja idade mínima de freqüência é de 18 anos?

O pior de tudo é que não são os primeiros nem os últimos a entrarem nessas boates.

Sou capaz de apostar que todos eles beberam. Lembro que na década de 80, os anúncios de cigarros ocupavam grande destaque, associando o cigarro ao esporte e à música. Estes anúncios foram banidos da televisão e da imprensa no geral. Acho que deveriam proibir os comerciais de bebidas alcoólicas. Reparem que todos os anúncios mostram situações divertidas, onde mostram uma tartaruguinha ou um siri cantando e dançando enchendo a cara de cerveja. Outros anúncios ainda tem a cara-de-pau de associar cerveja ao esporte e à saúde.

Não é preciso ser especialista ou médico para saber que cerveja, ou qualquer outro tipo de bebida alcoólica, não servem para matar nossa sede. Muito pelo contrário, são bebidas que desidratam.

Nos Estados Unidos, existe uma Lei que obriga a designação de uma pessoa com carteira de motorista que não poderão ingerir bebidas alcoólicas, pois será o motorista habilitado a dirigir depois de saírem dos bares e restaurantes.

Aqui, com certeza essa Lei não teria aplicação prática.

O que me deixa mais revoltado é que este acidente não será o último. Muita gente acredita que isso nunca acontecerá com elas, e fazem de tudo para estrelarem a capa dos jornais com mais um acidente trágico.

Outra coisa que me revolta são os acidentes de carro nos feriadões. No primeiro dia do feriadão vejo a mesma coisa na televisão e nos jornais: tenham cuidado nas estradas, e não BEBAM antes de dirigir. Mas quem disse que todos seguem essa regrinha básica? O resultado todos conhecem: acidentes trágicos com diversas mortes todos os anos.

Tudo isso é um problema sério de educação, não só a falta de educação nas escolas, mas da falta de educação recebida em casa.

Mas nada me tira mais do sério do que ouvir um comentário de alguém que irá votar no presidente boçal Lula. Hoje mesmo ouvi o papo de dois jovens no Metrô, dizendo que vão votar no Lula porque não querem segundo turno.


Photobucket - Video and Image Hosting

Das duas uma, ou estou ficando velho, ou o povo está ficando mais mal educado e vivendo como animais irracionais a cada dia que passa.

Prefiro acreditar na segunda opção.



P.S: Ainda bem que a maioria dos cariocas possui bom senso. O carioca é um ser iluminado e agraciado de bom humor e simpatia.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ai, ai. Acabei de comentar, mas o texto näo ficou por incompatibilidade de versões (o minha conta é beta).
De qq forma, concordo contigo sobre a irresponsabilidade das pessoas que dirigem em alta velocidade e além do mais bebem antes de dirigir. Burrice total!
Educação para o trânsito começa em casa, com o exemplo dos pais.
Abraço pra ti.
Luciane

4:32 AM  
Blogger Jôka P. said...

Pais que entregam carros possantes pra filhos muito jovens e imaturos, adolescêntes que "podem tudo".
Esses pais tão liberias serão provavelmente acordados com telefonemas comunicando a tragédia de um acidente.
Sofrerão de culpa pelo resto da vida.
Depois não me venham chorar pelo leite derramado.
A culpa toda foi deles.

1:23 PM  
Blogger Dani said...

As coisas andam mesmo tenebrosas em nosso país, e tudo o que observamos nos parece errado e incoerente.

É claro que certos fatos do dia-a-dia nos irritam ao extremo, mas é prudente manter o controle, uma vez que nunca sabemos do que é capaz a pessoa com a qual estamos discutindo.

Por qualquer motivo se puxa um canivete, uma faca, uma arma. Até mesmo uma garrafa ou cadeira se transforma em arma. Baseada nas estatísticas e nas notícias que acompanho todos os dias pelo jornal e pela TV é que peço tanto para que evite envolver-se até mesmo em pequenos atritos. Às vezes, por uma coisa aparentemente boba pode-se perder a vida.
Não conhecemos a "índole" dessa gente embrutecida e potencialmente violenta. Portanto, todo cuidado é pouco.

Quanto ao acidente, lamento que tantos jovens imaturos tenham tido suas vidas abreviadas por esta tragédia. Infelizmente, não possuíam consciência nem discernimento mínimos para afastarem o perigo.

Um beijo, meu amor.

4:38 PM  
Blogger Jonas Prochownik said...

Acabei de ver nas capas dos principais jornais cariocas as fotos tão tristes dos pais desses jovens jogando as cinzas de seus filhos no mar de Ipanema.
Liberaram carros poderosos e deram liberdades inadequadas sem pensar nas consequências que essas atitudes trariam.
Deu nisso.
Posso imaginar como está pesada a consciência deles agora.

3:28 PM  

Postar um comentário

<< Home